1 – LOCALIDADE: O Curso é ministrado apenas em Piracicaba – S.P., há exatamente 53 anos (1966-2018) e sem solução de continuidade. (Travessa Artur Padovani, 57 – Piracicaba – S.P. (Atrás da Boate Mr. Dandy). 

2 – TURMA NOTURNA: O Curso é realizado anualmente, às sextas-feiras, das 20h00 às 23h00. Exige-se a frequência do aluno, uma vez por semana, às sextas-feiras.

3 – INÍCIO do CURSO: Dia 8 (6ª feira) de MARÇO de 2019. ( VAGAS LIMITADAS). Quem faltar à primeira aula poderá perder a vaga, sem direito à restituição da taxa de inscrição

4 – INSCRIÇÕES: A ficha de inscrição deve ser devolvida com urgência, acompanhada da taxa de inscrição (dez reais) para garantir a vaga. ( Não recebemos vales postais). – Av. Saldanha Marinho, 1.504 – Bairro dos Alemães – Piracicaba – 13.416-320. (Para quem se inscreveu pelo site a vaga já está reservada. A taxa de inscrição de 10,00 será recolhida no primeiro dia de aula, juntamente com a mensalidade.)

5 – MENSALIDADE e OBRAS do CURSO: No segundo dia de aula o aluno receberá o carnet de pagamento, onde será registrado o recolhimento de 11 parcelas mensais de R$150,00 (Cento e Cinquenta Reais) – de março a janeiro (taxa final).
►Incluem-se nas mensalidades, além do certificado de conclusão (extensão cultural), os fascículos impressos e ilustrados de cada aula ministrada, entregues semanalmente.
►Os fascículos do Curso constituem 2 volumes e são de uso exclusivo de alunos e ex-alunos.

6 – LIMITE de FALTAS e CERTIFICADO: O aluno que não ultrapassar o limite de faltas (máximo seis),recebe o certificado de conclusão (Extensão Cultural), com a duração de 150 horas-aula.

7 – COMPETIÇÃO INTELECTUAL: Realiza-se no início de novembro a tradicional Competição Intelectual entre as turmas Noturna e Diurna. O comparecimento é obrigatório.

8 – CATÁLOGO do CURSO: Se você não o possuir, solicite o catálogo com o resumo do programa e impressões de ex-alunos, além das fichas de inscrições que julgar necessárias.

 1 – O que é o Curso de Engenharia Humana?

2 – A quem se destina?O temperamento, as atitudes e a maneira de se relacionar são fatores fundamentais para o sucesso em quaisquer setores. A faceta negativa de grande maioria dos indivíduos é comportamental. A Engenharia Humana repousa na brilhante advertência de George Bernard Shaw: “A ordem do progresso é a mudança, quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma.”

Indistintamente, a todas as pessoas, notadamente àquelas que incorrem em quaisquer das seguintes atitudes gravíssimas: ser descuidado com a aparência e com a higiene pessoal; ser uma pessoa temperamental, de difícil relacionamento e mal educada; ser preconceituoso ou mau-caráter; ser uma pessoa negativa, pessimista e do “contra”; não saber ouvir; ser inflexível nas opiniões e valores; ter dificuldade de se comunicar e fazer amizades; não ter jogo de cintura, onde conta muito a inteligência emocional; não ser capaz de desenvolver a empatia e a capacidade de persuasão no relacionamento humano; ser medíocre, além de outras atitudes negativas na vida social, profissional e familiar, que impossibilitam o sucesso e a felicidade.
Acrescente-se que o programa do Curso abrange, ainda, as mais avançadas técnicas de administração e de bem se comunicar, inclusive a oratória.

3 – Quais os resultados obtidos ao longo de 54 anos ininterruptos de realização (1966-2020)?
Mais de 10 mil expressões calorosas de reconhecimento pelos benefícios proporcionados pelo Curso, recebidas de alunos, inclusive residentes hoje nos Estados Unidos e Europa, que se dinamizam nos setores profissional, social e político, religioso ou simplesmente familiar. Uma recompensa ao nosso trabalho pedagógico que não tem preço, a maior herança que deixaremos para a nossa estirpe.

4 – Qual o perfil de quem se inscreve para o Curso?
Todos aqueles que acreditam, como devem acreditar, na advertência acima de George Bernard Show e no mandamento divino “Transforma-te a ti mesmo, renovando o teu espírito”, ou seja, o modo de pensar que determina os maiores fracassos, como também os maiores sucessos humanos. A humildade de espírito, o desejo de mudança, de aprimoramento, são os fatores que mais motivam os que se inscrevem no Curso, sejam eles cientistas do mais alto gabarito, ou humildes profissionais. Anualmente, cerca de 27 cidades da região têm representantes no Curso: empresários, médicos, advogados, psicólogos, estudantes, professores, engenheiros (preponderam), cir. dentistas, políticos, policiais e dezenas de outras profissões, além de muitos casais.

5 – Observações colhidas nesses 53 anos de Curso?
A gratificante certeza de uma mudança comportamental positiva em pelo menos 85% dos alunos que o concluem.

6 – Dicas para leitores que querem melhorar o poder de comunicação?
Seriam tantas, que o melhor é aprendê-las matriculando-se no Curso e o frequentando sem a perda de uma palestra sequer. A habilidade de bem se comunicar e relacionar-se, mantendo sempre viva a inteligência emocional e, como tal, a empatia, constituem a chave-mestra do sucesso familiar, empresarial, político, profissional e social. Portanto, ninguém deve perder tempo.

7 – A cada dia a comunicação torna-se mais valorizada. Por que e o que fazer para acompanhar essa tendência?
Nos Estados Unidos, pouquíssimos executivos têm visto seus empregos fugir por causa de deficiências na formação acadêmica. O problema lá, como aqui, é comportamental. Em outros países o mesmo acontece. É por isso que há tantos consultores e livros frisando a importância de o profissional se desenvolver também como indivíduo. Quando um profissional enfatiza de maneira obsessiva seu currículo, em detrimento do seu desenvolvimento pessoal, sua carreira perde a simetria. Para finalizar, o indivíduo é aquilo que consegue comunicar de si mesmo aos outros. Se negativo, não passa de um medíocre.

8 – Detalhes do Curso? 
Tempo de duração: de março a meados de dezembro, uma vez por semana, totalizando 150 horas-aula, com duas turmas (sexta-feira) das 20 às 23 hs. O Curso inicia-se anualmente em março, sendo uma palestra por semana de 2:30 hs. São 4 palestras durante o mês.

Prof. MAURO PEREIRA VIANNA é:

  • Advogado
  • Economista
  • Contabilista
  • Jornalista
  • Professor Universitário.

Ex-titular das cadeiras de Administração, Relações Humanas e Comunicação das Faculdades de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas de Piracicaba (Hoje UNIMEP, onde fôra professor decano), Botucatu e Bauru (ITE), das quais se desligou para dedicar-se exclusivamente ao Curso de Extensão Cultural de Liderança, Comunicação e Relações Humanas (Engenharia Humana).

Completando 54 anos de existência e com o detalhe de ser ministrado apenas por um professor, o Curso de Liderança já formou mais de 20.000 alunos de cerca de 25 cidades do Estado.

Segundo pesquisa do engenheiro Nelson Gondin, representante da IBM, o Curso pode figurar no livro Guiness de recordes por suas singularidade e duração.